Saturday, January 13, 2007, posted by MetalRorschach at 12:38 PM
Faleceu no início dessa semana o baixista Chris Aylmer, que se tornou famoso no mundo da NWOBHM por ter sido durante muitos anos baixista do grupo Samson. A causa exata da morte não foi divulgada: há apenas referências a uma "doença" que teria acometido Chris por um bom tempo antes de seu falecimento.

Antes de entrar no Samson, Chris Aylmer (bem à direita na foto ao lado) tocava guitarra em uma banda chamada Maya e fazia serviços como roadie para várias bandas, inclusive para o projeto de John McCoy, com o qual o próprio Paul Samson esteve envolvido por alguns anos. Quando McCoy juntou-se à banda de Ian Gillan, Paul Samson resolveu continuar com a banda, e chamou Chris para assumir o baixo. Depois de alguma prática, Chris pegou o jeito da coisa, e foi dele a sugestão da banda assumir o nome Samson. Pouco depois, com a saída do baterista original Roger Hunt, o novo baixista sugeriu que um de seus colegas de Maya assumisse o posto - e esse amigo era ninguém menos que Clive Burr, que mais tarde faria história especialmente com o Iron Maiden.

Chris Aylmer esteve com o Samson nos momentos mais significativos de sua história e vivenciou o crescimento e explosão da NWOBHM em uma posição privilegiada. Gravou os quatro primeiros discos da banda, e fez parte da que por muitos é tida como a formação clássica do Samson (Aylmer, Samson, Thunderstick e Bruce Dickinson, na época Bruce Bruce, essa que você vê na foto ao lado). Saiu no início de 1984, insatisfeito com as constantes mudanças e incertezas dentro da banda, e por um curto período participou do Rogue Male. Depois, envolveu-se com vários projetos de pequeno porte e curta duração, como o Head Over Heels e o M:80. No início dos anos 90, o círculo fecharia, e Chris Aylmer reuniu-se com Paul Samson, participando das gravações do álbum "1993" (em alguns lugares lançado como um CD auto-intitulado). Pouco depois, Chris Aylmer formou um novo projeto, chamado Doctor Ice.

Durante algum tempo, foi fortemente cogitada a possibilidade de uma reunião da line-up clássica, e consta que até o próprio Bruce Dickinson estava muito animado com a possibilidade. No entanto, a reunião do músico com o Iron Maiden tornou impossível realizar esse encontro, e o trio Samson-Aylmer-Thunderstick participou do famoso festival "20th NWOBHM Anniversary", ocorrido no Japão em 1999. O vocalista Nicky Moore uniu-se aos três para alguns shows em festivais europeus de verão (entre eles o Wacken 2000) - mas depois desses shows as coisas acalmaram, de modo que Chris voltou a dedicar-se ao Doctor Ice e a dar aulas particulares de baixo e guitarra. Embora não tenha participado das gravações do álbum póstumo de Paul Samson ("P.S....", lançado em setembro do ano passado pela Angel Air), Chris contribuiu com algumas composições - e com o falecimento do baixista, esse CD acaba sendo também a última contribuição de Chris Aylmer no mundo da música.

O NWOBHM VIVE! deixa aqui sua homenagem e seu agradecimento a um músico de alta qualidade, que colaborou de forma decisiva no fenômeno da NWOBHM e que deixou um legado que estará sempre na memória de inúmeros fãs. Muito obrigado, Chris.